Por Carlos Manoel
Alguns meses atrás todos os brasileiros se orgulharam com a escolha do Rio de Janeiro como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Vivemos também, os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Ganhamos a chance de mostrar ao mundo que somos capazes de organizar eventos dessa magnitude, ou seja, tudo conspira a favor do esporte brasileiro.
No entanto, em Pouso Alegre, a segunda cidade mais populosa do Sul de Minas com aproximadamente 130 mil habitantes e que possui uma das maiores economias de Minas Gerais, o apoio ao esporte é pequeno e a cada dia que passa às ações voltadas a prática esportiva diminui mais.
Hoje, Pouso Alegre vive a continuidade de uma política que não incentiva o esporte, onde nos últimos anos uma geração de jovens que poderiam ter sido tirados das drogas, do álcool e se transformado em grandes nomes do esporte local, foi enterrada debaixo de sete palmos de terra.
Parece que nossos governantes não percebem ou não querem ver o impacto do esporte na formação dos jovens e até mesmo adultos, na socialização que o esporte traz, na promoção da saúde, na ocupação do tempo ocioso, no fortalecimento dos laços de amizade e principalmente no lazer.
Em 1894, Charles Müller trouxe para o Brasil, o futebol. Em pouco tempo, a prática se difundiu pelo país e hoje, o esporte mais popular do mundo, é disputado por mais de 13 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres, negros e brancos. Atualmente, a nossa cidade conta com um time de futebol na ativa. O Pouso Alegre Futebol Clube representou bravamente nosso município na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, mas infelizmente, devido à falta de apoio do poder privado e principalmente público, o clube não conseguiu alcançar seu objetivo.
Ao todo, o time disputou 18 partidas no certame, nove delas eram para terem sido realizadas no Estádio Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Mas, por problemas estruturais e pela falta de manutenção, isso não foi possível e o Pouso Alegre teve que jogar em Santa Rita do Sapucaí e até mesmo em Poços de Caldas, cerca de 120 quilômetros longe de Pouso Alegre.
Com isso, muitas empresas não quiseram patrocinar a equipe e a torcida deixou de comparecer ao estádio. Também pudera. Qual a visibilidade que uma empresa de Pouso Alegre teria patrocinando o time da cidade, mas que sempre joga longe de sua torcida? Qual torcedor viajaria todos os domingos para ver o seu time jogar? Difícil, no entanto alguns fieis torcedores tiveram a coragem de fazer isso e esperam agora alguma atitude das autoridades locais, para que essa situação não volte a se repetir e o Dragão das Alterosas possa voltar a jogar em sua casa, no Estádio Manduzão.
Infelizmente, o único local que poderia receber jogos de futebol profissional em Pouso Alegre, encontra-se totalmente abandonado. Essa situação é intolerável. Somos cidadãos, pagamos impostos e queremos que nossa cidade tenha um estádio apto para a prática esportiva e não somente para a realização de shows. O Pouso Alegre FC ficou pouco mais de uma década longe dos gramados, depois quando volta não pode jogar em sua cidade, próximo de seus torcedores.
Vamos agora entrar em um novo ano. A diretoria do Pouso Alegre FC garantiu que em 2010 vai disputar novamente a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e o Campeonato Mineiro de Júnior, que acontece no início do próximo ano. Portanto, essa é a oportunidade das autoridades mostrarem serviço e reformarem o Estádio Manduzão e de certa forma ajudar o Dragão das Alterosas.
Esse ano, Pouso Alegre perdeu uma chance de ouro. Em 2010, o Mineirão, estádio localizado na capital Belo Horizonte, será fechado. O local será reformado para receber jogos da Copa do Mundo de 2014 e as partidas dos grandes Atlético e Cruzeiro serão realizados em outros lugares.
A cidade escolhida foi Sete Lagoas, mas poderia ter sido Pouso Alegre. Pode até parecer um sonho, mas se as autoridades tivessem se empenhado, isso poderia ter virado realidade e o Manduzão teria condições de receber jogos de futebol e não somente shows. Investir no esporte não é caro, só basta ter boa vontade, vejam os exemplos de Poços de Caldas e Andradas, que por disposição dos seus governantes, o esporte sempre recebeu atenção e por lá eles já colheram muitos resultados positivos.
É lamentável o que acontece em Pouso Alegre, no que diz respeito ao esporte. Nós torcedores do Pouso Alegre FC só esperamos que as autoridades locais, acordem enquanto ainda resta algum tempo. Pode ser que o clima de Copa do Mundo ajude a mudar essa triste realidade do esporte local. Vamos ficar na torcida para que isso aconteça.
PAFC - contra tudo e acima de todos!
Esta carta será entregue para imprensa e aos vereadores de Pouso Alegre na sessão da Câmara Municipal do dia 30/11/2009.
ResponderExcluirTodo apaixonado por futebol, que acompanha através da TV os campeonatos pelo mundo percebe o desespero dos grandes times quando perdem um ou dois mandos de jogo, tendo que jogar a 100 km de distância de seu estádio.
Imaginem um time sem apoio, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, e sendo obrigado a jogar TODAS as suas partidas durante TODO campeonato longe de sua casa e torcida?
aff ... fala sério ... Pouso Alegre só tem tamanho mesmo, porque o que eu queria é ver nosso time jogando aí um campeonato de ponta do país, assim a gente aqui não precisaria ficar torcendo pra time de São Paulo, Rio e outros ... teríamos um time aqui motivado, apoiado pelo governo da cidade e tudo mais, mas francamente, cada vez mais vejo um fracasso no banco político da nossa cidade ... é indiscutível a falta de investimento no esporte nessa cidade ...
ResponderExcluirisso traz vergonha ... sinceramente ...
daqui de Pouso Alegre, tenho certeza que muitos jogadores poderiam fazer sucesso jogando num time que conta com o apoio de empresas dispostas a darem pelo esporte, uma prefeitura que dê valor (se é que um dia vai dar) ...
eu já to decepcionado com o andamento da cidade, que poderia ser até turística (o que daria a oportunidade de crescer no esporte, sendo motivada a receber visitas, lucros com parques ou lugares de passeio) .... e assim aplicar todo o lucro na educação esportiva, no time da cidade, na educação escolar ... e muitas outras áreas que Pouso Alegre poderia ser melhor ...
o pafc vai jogar em 2011? eis a questão.
ResponderExcluirO QUE O PREFEITO DE POUSO ALEGRE FAZ É APOIAR OS SHOWS QUE SÃO UMA PORTA ENORME PRAS DROGAS E DEIXA O ESPORTE DE LADO, QUE TRAZ SAUDE E AO CONTRARIO DE SHOWS TIRA OS JOVENS DAS DROGAS, DEPOIS NAO RECLAMA DIZENDO ONDE ERREI.QDO A CIDADE FICAR UMA CRACOLANDIA,AI ELES REFORMAM O ESTADIO E DÃO APOIO AO FUTEBOL PROFISSIONAL DO MUNICIPIO
ResponderExcluir