Por Carlos Manoel
Nascido no Rio de Janeiro, em 19 de maio de 1962, Paulo César Lopes de Gusmão era um goleiro de bom predicado, com excelente passagem pelo Vasco da Gama. Seguro sob as traves, Paulo César ajudou bastante o Pouso Alegre FC durante o certame, principalmente na partida contra o Atlético, no Mineirão: vitória do Dragão por 2 a 1.
Paulo César estreou com a camisa 1 do Dragão, logo na segunda partida daquele campeonato, no empate em 2 a 2 contra o Rio Branco, jogando em Andradas. Depois desse jogo, o goleiro não deixou mais o posto e seguiu como titular até o derradeiro duelo do PAFC, que foi justamente contra o Atlético Mineiro, 3 a 3, no Estádio da Lema.
Ao todo, Paulo César vestiu a camisa do PAFC 33 vezes, tomando apenas 32 gols. Números dignos, que honram os bons goleiros que já passaram pelo PAFC e brilharam, caso de Luiz Carlos na década de 60, Juninho e Rubão, nos anos 80.
Após a passagem pelo Pouso Alegre FC em 1990, Paulo César seguiu sua carreira e continuou sua caminhada por muitos clubes do Brasil, principalmente no futebol carioca. Aposentou-se para encarar a função de preparador de goleiros e de auxiliar-técnico no Vasco. Depois, trabalhou com Vanderlei Luxemburgo no Flamengo e no Corinthians, onde conquistou títulos nos anos 90.
A primeira experiência de PC Gusmão como treinador foi em 2001, no Vasco. Ele substituiu interinamente Hélio dos Anjos até a virada do ano. Em 2002, também como "tampão", dirigiu o Palmeiras no lugar de Luxemburgo, que pediu demissão e foi para o Cruzeiro.
A dupla voltou a trabalhar junta na Raposa. Como auxiliar, PC largou temporariamente a "carreira solo" e conquistou a "Tríplice Coroa" em 2003 (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).Depois da saída do "mestre" do time mineiro em 2004, o ex-goleiro retomou a carreira de técnico para não largar mais.
Assumiu o cargo após a queda celeste na Libertadores e levou a equipe ao bi estadual daquele ano.Depois do Cruzeiro - onde voltou a trabalhar em 2006 e levou mais um Campeonato Mineiro -, PC Gusmão passou por Flamengo, Cabofriense, Botafogo, Fluminense, São Caetano e Náutico.
Em 2008, conquistou pelo Itumbiara o Campeonato Goiano da temporada. Em junho daquele ano, foi convidado a trabalhar no Figueirense. Mas, a sua passagem pelo Estádio Orlando Scarpelli, foi curta, sendo demitido em setembro do mesmo ano.
Em 2009, Paulo César iniciou a temporada no Juventude-RS, mas também não durou muito tempo. Depois de um breve retorno ao futebol goiano, dessa vez para comandar o Atlético, PC Gusmão acabou indo trabalhar no Ceará, onde levou o time a elite do futebol brasileiro.
Com informações do Wikipédia