Pouso Alegre FC, 97 anos!

Bem vindo ao Blog do Dragão!

Aqui você encontrará história, fotos, notícias e matérias sobre o Dragão do Sul de Minas.

Último jogo: 28/11 - 16:00
Tombense FC 1 X 1 Pouso Alegre FC

Campo do Tombense - Tombos
pela Segunda Divisão 2009 - Hexagonal Final

Carta enviada às Autoridades Públicas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hino do Pouso Alegre FC

Um dos grandes questionamentos da torcida rubro-negra era em relação ao hino do Pouso Alegre FC. Existe o hino, ou não? Sim, existe. Escrito pelo cantor e compositor Vicente Ambrosino, o Esporte Pouso Alegre traz com exclusividade o hino do Dragão. Ouça e cante:



Hino do Pouso Alegre FC

Vicente Ambrosino

Somos fortes, guerreiros invencíveis,
nosso lema é jogar futebol.
No gramado a esperança do lado,
brilha forte, como brilha o sol.

Temos orgulho de sermos patriotas,
no nosso peito, a camisa Dragão.
Honraremos até a morte por ele,
Pouso Alegre está no coração.

Somos Dragão, somos guerreiros,
Lutaremos até sermos os primeiros (bis)

Somos fieis, somos Dragão, somos de Minas,
Onde o verde, há esperança de vida,
Gritaremos bem alto a vitória,
A derrota que Deus elimina

Temos orgulho de sermos patriotas,
No nosso peito, a camisa Dragão
Honraremos até a morte por ele,
Pouso Alegre está no coração,

Somos Dragão, somos guerreiros,
Lutaremos até sermos os primeiros (bis)

Colaboração Tony Pádua, Rádio Clube de Pouso Alegre

Pouso Alegre FC: 97 anos de história

Por Carlos Manoel

Em 1894, Charles Müller trouxe para o Brasil, o futebol. Em pouco tempo, a prática se difundiu pelo país, inclusive em Pouso Alegre. A origem do futebol na Terra do Rio Mandú, é datada em meados de 1910. Padres e estudantes do Rio de Janeiro e São Paulo, que lecionavam e estudavam no Colégio São José, deram inicio a prática do esporte na cidade.

Com a popularização do futebol em Pouso Alegre, um grupo de amigos apaixonados pelo esporte, resolveu fundar o Pouso Alegre Foot Ball Club em 1913. E nesta segunda-feira, 15 de novembro de 2010, comemoram-se 97 anos de história do Dragão das Alterosas. Depois de muitos jogos disputados, várias competições e pouco mais de uma década de inatividade, com direito a uma breve volta no ano passado, o agora Pouso Alegre Futebol Clube, aguarda o momento certo para voltar definitivamente aos gramados de Minas Gerais.


Como quase todos os clubes do interior quando são fundados, os primeiros anos e até mesmo décadas, são de praticas esportivas amadoras. Com o Pouso Alegre Football Club não foi diferente. O primeiro duelo do novo time da cidade foi disputado no dia 1º de março de 1914, contra o Democratas, partida esta que não saiu do 0 a 0. A primeira vitória foi conquistada 13 dias depois, na segunda partida realizada pelo Dragão. Jogando em Santa Rita do Sapucaí, contra o Santarritense Futebol Clube, o PAFC venceu por 2 a 1.

E com o passar dos anos, o Pouso Alegre Football Club se manteve em atividade, realizado diversos jogos amistosos e até mesmo torneios contra equipes do Sul de Minas. No entanto, ainda no final da década de 10, o PAFC caiu no ostracismo, voltando aos gramados no ano de 1928, conquistando sua maior glória até aquele momento.

No dia 28 de setembro daquele ano, reunidos no Fórum de Pouso Alegre, Alfredo Baganha, primeiro presidente do PAFC e José Nunes Rebello, lavraram a ata de compra de um terreno localizado no alto da Rua Comendador José Garcia, onde seria construído o futuro estádio do Dragão das Alterosas. O valor da compra foi de 8 contos de réis.

A partir disso, já na década de 30, muitos times paulistas começaram a jogar no campo do PAFC. Guarani, Ponte Preta e o extinto Ypiranga, foram alguns dos times que passaram por Pouso Alegre. Nessa mesma época, foram criados e disputados vários torneios intermunicipais. No final da década de 40, mais precisamente no ano de 1947, foi fundada a Liga Esportiva Municipal de Amadores (LEMA). A entidade, que teve como primeiro presidente Pardal Vilhena de Alcântara, passou a organizar essas competições e muitos times amadores apareceram na cidade, fazendo frente ao PAFC.

Com o fortalecimento de outros times, o Pouso Alegre acabou entrando em recesso das competições amadoras no início da década de 50, colocando assim um ponto final na sua primeira fase como clube de futebol amador.

A primeira era profissional


Mais de uma década longe dos gramados, o PAFC resolveu voltar no ano de 1967. E voltou como profissional. O rubro-negro participou naquele ano da Segunda Divisão do Mineiro. O Pouso Alegre FC foi campeão da Chave Sul do torneio e classificou-se para as finais, mas acabou perdendo a vaga nos tribunais, por incluir um atleta em condição irregular.

Aquilo foi um balde de água fria jogado nas pretensões pousoalegrenses. No ano seguinte, o time voltou a disputar a mesma competição, mas não contava com o mesmo entusiasmo e foi eliminado logo na primeira fase do certame. Atolado em dívidas, o PAFC fechou o seu breve retorno aos gramados em 1968.

O título mais importante


Com o novo fechamento do PAFC, outro problema se acarretou na cidade. A LEMA, que comandava os torneios amadores, também foi sucumbida e encerrou suas atividades no final da década de 60. Porém, a persistência de alguns clubes amadores de Pouso Alegre, não permitiu que o futebol chegasse ao fim.

A década de 70 ficou marcada pelos torneios regionais que contavam com a participação de jogadores consagrados no futebol paulista, ou que viriam fazer sucesso no Brasil. Ao mesmo tempo, nascia nesse período a nova geração do futebol da cidade. Zé Carlos "Espoleta", Paulo da Pinta, Betão, Hermínio, Juninho Coldibelli, Amarildo e Silvano, viriam futuramente elevar o nome de Pouso Alegre no cenário futebolístico.

No início da década de 80, a Liga Municipal foi reativada. Com isso os torneios amadores da cidade - que não pararam de ser realizados - foram fortalecidos e boatos da volta do PAFC começaram a ser ouvidos pela cidade. E isso aconteceu em 1983. Ainda como time amador, o PAFC foi campeão da Copa Sul Mineira, jogando com atletas somente da cidade.

E foi nesse mesmo ano, que o PAFC conquistou seu maior troféu. O rubro-negro foi campeão amador do Estado de Minas Gerais. O torneio que foi disputado por mais de 30 equipes, teve em sua final PAFC e Curvelo.

Dragão elite e o novo ‘fim’


Com dois títulos importantes como clube amador, o Pouso Alegre Futebol Clube se profissionalizou novamente em 1984. Essa segunda fase profissional tinha como objetivo o retorno do rubro-negro a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e quem sabe o acesso a elite do futebol estadual. E isso se concretizou pouco tempo depois.

Em 1988, o PAFC alcançou o seu maior objetivo com profissional, o acesso a elite do Campeonato Mineiro. Mas, essa conquista veio de forma sofrida. A última partida daquele certame ficou conhecida como "A Batalha de Três Corações", pois aquele jogo não teve fim e o resultado - que favorecia o PAFC - só saiu meses depois, já em 1989, após intervenção judicial. Com o acesso garantido na justiça, o PAFC fez sua estréia na Primeira Divisão do Mineiro, com o campeonato já em andamento. Com isso o rubro-negro teve que fazer muitas partidas em pouco espaço de tempo - chegou a jogar três vezes por semana. Mas, mesmo assim o time do PAFC conseguiu manter-se na elite do futebol mineiro.

E foi em 1990, que o PAFC realizou o seu maior feito no futebol profissional. Disputando o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, com 18 equipes, alcançou a quinta colocação, com um time que será lembrado por todos: Paulo César; Edvaldo, César, Zigomar e Nonato; Alcinei, Paulo da Pinta e Fernando Baiano; Heleno, Carlão e Anderson. Com esse elenco, o Dragão conseguiu feitos históricos, como a vitória sobre o Atlético Mineiro em pleno Mineirão, no dia em que o Galo completava 82 anos.

Com a falta de apoio e estrutura, foi difícil o PAFC manter aquele elenco supervalorizado e o time foi se desfazendo. Nos campeonatos seguintes, o time perdeu pouco a pouco a sua identidade e em 1992, despediu-se da elite mineira. Disputou o Módulo II até o ano de 1998 e foi nesse mesmo ano em que se licenciou da Federação Mineira de Futebol, ficando inativo até 2009, quando voltou à Segundona do Mineiro, chegando ao hexagonal final.



Com informações de Donizete Barbosa

15 de novembro de 2010! Parabéns Pouso Alegre Futebol Clube!

Por Delei Prado

Hoje, 15 de novembro de 2010, o Dragão do Sul de Minas completa 97 anos. O companheiro do blog, Carlos Manoel, fez uma excelente homenagem ao Pouso Alegre FC em seu blog, o Esporte Pouso Alegre, e inclusive esse veiculo de comunicação tem sido a principal fonte de notícias sobre o esporte em nossa cidade.

Veja a matéria sobre os 97 anos do Dragão e outras notícias sobre o esporte pousoalegrense: http://esportepousoalegre.blogspot.com/